quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Newton

Newton - Primeiro PDA.
Em 1993 a Apple lançou a Apple Newton (também conhecido como Newton Message Pad ou apenas Newton), um computador de mão com tela sensível ao toque e reconhecimento de escrita. Embora tenha sido lançado 3 anos antes do famoso (e tecnicamente inferior) Palm Pilot, o Newton não se tornou um sucesso de vendas devido ao seu custo elevado e acabou sendo descontinuado em 1998.

RS6000

A família RS/6000 é baseada na arquitetura RISC – Reduced Instruction Set Computing. A concepção inicial da arquitetura RISC era criar um uma máquina com um clock muito rápido que pudesse processar instruções a uma taxa de uma por ciclo. Para alcançar este objetivo, a técnica natural utilizada era o pipeline. Hoje em dia, as máquinas chamadas RISC, na verdade, possuem uma arquitetura híbrida, fugindo um pouco das características puramente RISC. Este é o caso da família RS/6000.

RS6000 - Primeira máquina superescalar
O RISC System/6000 (RS/6000) foi anunciado pela IBM às 10:00h – horário do leste dos Estados Unidos, em uma quinta-feira 15 de fevereiro de 1990.

Osborne 1

Osborne 1

O Osborne 1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg, custava US$ 1795, e utilizava o então popular SO CP/M 2.2. Suas principais deficiências (além do peso) eram o diminuto monitor de vídeo de 5" e os acionadores de disquete de face simples, densidade simples, cujos disquetes não conseguiam conter dados suficientes para aplicações corporativas práticas. Seu design deve muito ao Xerox NoteTaker, um protótipo desenvolvido pelo Xerox PARC em 1976.
Foi o primeiro microcomputador a ser vendido com aplicativos: o editor de texto WordStar, a planilha eletrônica SuperCalc e linguagens CBASIC e MBASIC eram líderes em seus respectivos nichos de mercado. O conteúdo exato do software incluído variava de acordo com a época da compra; por exemplo, o DBASE II não constava dos primeiros sistemas vendidos.

Osborne 1 - Fechado

Vax

VAX é uma arquitetura de computadores de 32 bits que suporta um conjunto de instruções ortogonais (código de máquina) e endereçamento virtual (ou seja exige memória virtual paginada). Foi desenvolvido em meados dos anos 70 do séc. XX pela Digital Equipment Corporation (DEC). A DEC foi posteriormente adquirida pela Compaq que, por sua vez, foi comprada pela Hewlett-Packard.
O VAX foi entendido como o exemplo perfeito da arquitetura de processamento CISC, com o seu largo número de modos de endereçamento e de instruções de máquina, incluindo instruções para operações tão complexas como a inserção e remoção em filas de espera e a avaliação polinomial.

Vax

Cray-1

Cray-1
O Cray-1 foi um supercomputador projetado, fabricado e comercializado pela Cray Research. O primeiro sistema Cray-1 foi instalado em Los Alamos National Laboratory em 1976, e passou a se tornar um dos mais conhecidos e bem-sucedidos na história supercomputadores. O Cray-1 foi o arquiteto Seymour Cray e o engenheiro-chefe Cray Research foi co-fundador Lester Davis.

PDP-11

DPD-11
PDP-11 foi uma série de minicomputadores de 16 bits fabricada pela empresa Digital Equipment Corp. nas décadas de 1970 e 1980. Foi pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema, (processador, memória RAM e periféricos) a um único barramento de comunicação, bidirecional, assíncrono. Este dispositivo, chamado Unibus permitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. A série PDP-11 foi uma das séries de minicomputadores mais vendidas de sua época e uma das primeiras a executar o SO Unix, desenvolvido nos Laboratórios Bell.

PDP-8

 PDP-8 foi o primeiro sucesso comercial minicomputador, produzida pela Digital Equipment Corporation (DEC) na década de 1960. DEC introduziu-o em 22 março de 1965, e vendeu mais de 50.000 sistemas, mais do que qualquer computador até essa data. [1] Foi o primeiro computador amplamente vendido das séries de computadores da DEC. Este foi seguido pelo PDP-8/S, um modelo desktop. Usando uma implementação de uma ALU serial de um bit, o PDP-8/S foi menor, menos caro, mas bem mais lento do que o original PDP-8.

PDP-8
O PDP-8 combinava baixo custo, simplicidade, capacidade de expansão e engenharia cuidadosa pelo valor pago. A maior importância histórica é que o baixo custo e alto volume de vendas do PDP-8 fizeram ele um computador disponível para muitos usos novos e pessoas. Seu significado contínuo é um exemplo histórico do valor da engenharia em um projeto de computador.
A baixa complexidade trouxe outros custos. Ela fez a programação pesada e alguns projetos de programação ambiciosos não cabiam na memória ou desenvolviam defeitos de projeto que não podiam ser resolvidos.
A medida que o avanço dos projetos reduziu os custos de lógica e memória, o tempo do programador se tornou mais importante. Projetos de computadores posteriores enfatizaram a facilidade de programação, normalmente usando um conjunto de instruções maior e mais intuitivo.

CDC 6600

O CDC 6600 era um computador mainframe da Control Data Corporation, lançado inicialmente em 1964. E geralmente considerado o primeiro super computador bem sucedido, superando o seu predecessor mais rápido, IBM 7030 Stretch, em 3 vezes. Ele foi o computador mais veloz do mundo de 1964 até 1969, quando ele cedeu o título ao seu sucessor, o CDC 7600.

CDC 6600
A organização do sistema do CDC 6600 era usado no mais simples(e mais lento) CDC 6400, e uma versão mais nova continha 2 processadores 6400 e ficou conhecida como o CDC 6500. Estas máquinas era compatíveis com as instruções do 6600, mas rodavam mais lentamente devido a um design de processador mais simples e mais sequencial. O CDC 7600 era também compatível com a arquitetura, começando sua vida como o CDC 6800, mas durante o design de compatibilidade foi abandonado em favor de se obter uma performance melhor. A família inteira é, agora, chamada de série CDC 6000. O 7600 e o 6600 eram compatíveis bináriamente, mas os programas desenvolvidos em Sunnyvale não eram compatíveis nas duas máquinas.

PDP-1

DPD-1


PDP-1 (Programmed Data Processor-1) era o primeiro computador em Digital Equipment Corporation's PDP a série e foi produzida primeiramente dentro 1960. É famoso para ser o computador o mais importante na criação de hacker cultura, em MIT, BBN e em outra parte. O PDP-1 era também a ferragem original para jogar a história primeira computarizada jogo video, Steve Russell's, Spacewar!

IAS

IAS - A maioria das maquinas atuais usam esse projeto.

A máquina IAS foi a primeira eletrônica digital computador construído pelo Instituto de Estudos Avançados (IAS), Princeton, NJ, EUA. O artigo descrevendo o projeto da máquina IAS foi editado por John von Neumann, um professor de matemática, tanto a Universidade de Princeton e no Instituto de Estudos Avançados. O computador foi construído a partir de 1942 até 1951 sob sua direção. O IAS foi limitado em operação no verão de 1951 e em pleno funcionamento em 10 de junho de 1952.
A máquina era um binário com um computador de 40 bits palavra, armazenando duas instruções 20 bits em cada palavra. A memória foi de 1024 palavras. Os números negativos foram representados no "complemento de dois" formato. Ele tinha dois registros: o Acumulador (AC) e Multiplicador / Quociente (MQ).

IBM 360

IBM 360


O IBM 360 era um computador mainframe da família, primeiro sistema anunciado pela IBM em 07 de abril de 1964, e vendidos entre 1964 e 1978. Foi a primeira família de computadores projetados para cobrir a gama completa de aplicações, desde pequenas a grandes, tanto comerciais e científicos. O projeto fez uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação, permitindo que a IBM para lançar um conjunto de projetos compatíveis a preços diferentes.
O 360s foram extremamente bem sucedidos no mercado, permitindo aos clientes comprar um sistema reduzido com o conhecimento que seria sempre capaz de migrar para cima, se as suas necessidades cresceu, sem reprogramação de software de aplicação. O projeto é considerado por muitos como um dos computadores mais bem-sucedidos da história, influenciando o projeto do computador para os próximos anos. Isso o considerou avançadíssimo para a época, fez com que todos os outros computadores fossem considerados totalmente obsoletos, fazendo com que a IBM vendesse mais de 30.000 computadores deste.

B5000

B5000

 A "Burroughs" lançou o B5000 que tinha como objetivo rodar programas em ALGOL 60. O projeto deste computador incorporava várias características ao hardware tentando facilitar a tarefa de compilar programas. Cresceu a idéia de que o software é uma peça importante do projeto de uma máquina. A B5000 foi criada em 1963, e era primeira máquina com o sistema operacional projetado em uma linguagem de programação de alto nível. ALGOL em conjunto com o hardware B5000, provou ser uma escolha muito melhor do que C para desenvolvimento de sistemas.

Edsac

Edsac - Primeiro computador com programa armazenado.
Maurice V. Wilkes, na Universidade de Cambridge, montou o EDSAC, "Eletronic Delay Storage Automatic Calculator" (Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico). Ainda tinha válvulas, mas foi primeiro computador eletrônico digital e funcional que armazenou o próprio programa. Para a programação do EDSAC, Wilkes construiu uma biblioteca de programas pequenos, chamados subrotinas, armazenados em cartões de papel perfurado. O EDSAC chegava à velocidade de 714 operações por segundo e executou o primeiro programa com sucesso em 06/05/49. Calculou tabelas de quadrados e tabelas de números primos.

Eniac

O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

Eniac

O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra
Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente.
A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.
O segundo computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert.
Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objetivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registo n.o 3,120,606. Disposição em U da sala do ENIAC
O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) preenchia esta sala, incomparáveis com os miniaturizados e mais potentes computadores atuais. A equipe que construiu o ENIAC,  foi J. Presper Eckert, Jr.; Professor J. G. Brainerd; Sam Feltman; Captain H. H. Goldstine; Dr. J. W. Mauchly; Dean Harold Pender; General G. M. Barnes; Colonel Paul N. Gillon.


O ENIAC era uma grande máquina para efetuar cálculos e baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos, como as sofisticadas máquinas de cálculos matemáticos de Charles Babage, as calculadoras mecânicas de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas, nas relés eletromagnéticas, nas válvulas e nas máquinas perfuradoras de cartões. Uma válvula é, de forma simples, um tubo metálico de meia polegada, selado em vácuo dentro de um tubo de vidro, onde uma corrente de elétrons pode passar entre os eléctrodos. Os tubos de vácuo foram fundamentais para o desenvolvimento da rádio, televisão e gravação de sons. Eram também peças grandes e muito frágeis que tinham uma grande perda de energia por calor.

Mark 1

Mark 1


A IBM, Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard, foi um eletromecânico de computador. O ASCC eletromecânica foi concebido por Howard H. Aiken, construído pela IBM e enviados para Harvard em fevereiro de 1944. Começou os cálculos para a Marinha dos EUA Bureau de Navios em maio e foi apresentado oficialmente para a universidade em 7 de agosto de 1944. Foi muito confiável, muito mais do que primeiros computadores eletrônicos. Ele foi descrito como "o início da era do computador moderno" e "O real alvorecer da era do computador".

O Mark I tinha 60 jogos de 24 chaves para a entrada manual de dados e pode armazenar 72 números, 23 dígitos decimais cada tempo. Poderia fazer três adições ou subtrações por segundo. A multiplicação levou seis segundos, uma divisão teve 15,3 segundo, e um logaritmo ou uma função trigonométrica assumiu um minuto.

Na cerimônia de dedicação, Aiken deixou de mencionar a participação da IBM na concepção e construção do computador. A IBM não estava satisfeito com isso, e se separaram com Aiken. IBM nomeou o computador do ASCC  mas Aiken em Harvard e rebatizou-o de Mark I. IBM passou a construir o SSEC.

Colossus

O Colossus eram máquinas electrónicas de computação dispositivos utilizados pela British decifradores para auxiliar na leitura criptografados alemão mensagens durante a Segunda Guerra Mundial. Estes foram o primeiro do mundo programável, digital, eletrônica de dispositivos de computação. Eles usaram tubos de vácuo (válvulas termostáticas) para executar os cálculos.
Colossus
Colossus foi projetada pelo engenheiro Tommy Flowers , com a entrada de Harry Fensom, Coombs Allen, Broadhurst Sid e Bill Chandler no Post Office Research Station, Hill Dollis para resolver um problema suscitado pelo matemático Max Newman em Bletchley Park.
Os computadores Colossus foram utilizados na criptoanálise de alto nível das comunicações alemãs, as mensagens que foram criptografadas usando o Lorenz SZ 40/42 máquina de cifragem; parte da operação de Colossus foi para emular o eletromecânica máquina Lorenz eletronicamente.
Tommy Flowers passou onze meses (início de Fevereiro de 1943 e início de janeiro de 1944), concepção e construção de Colossus no Post Office Research Station, Dollis Hill, no noroeste de Londres. Após um teste de funcionamento em dezembro de 1943, Colossus foi desmontado e transportado de norte para Bletchley Park, onde foi emitido em 18 janeiro de 1944 e montado por Harry Fensom e Horwood Don, e atacou a sua primeira mensagem em 05 de fevereiro.

Zuse-Z1

O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, a partir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era denominado V-1 (Versuchs modell-1), Zuse mudou seu nome, após o fim da guerra, para Z1 a fim de evitar confusões com a denominação dos foguetes desenvolvidos pelo seu amigo Werner Von Braun. Embora eletromecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2). Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado.
Z1
Este computador eletro-mecânico representa um marco histórico pois é considerado a primeira máquina binária programável do mundo. O Z1 foi o primeiro de uma série de computadores produzido por Konrad Zuse. Os sucessores  Z2 e Z3 seguiram as mesmas ideias e princípios presentes no  Z1. O Z1 foi concluido em 1938.